HOME > As mais lidas > Nutricionista chilena cria linha inovadora de produtos artesanais na Chapada Diamantina

Nutricionista chilena cria linha inovadora de produtos artesanais na Chapada Diamantina

  • 21.04.2022

  • postado por Adm Emporio

  • 0 COMENTÁRIO (S)

Sabonetes de argila, tinturas para beber e enxaguante bucal sem flúor integram o catálogo da Terra Alquimista.

 

 

 

No Egito Antigo e na Idade Média, era comum a prática da alquimia. Os homens versados nessa mistura de ciência e magia buscavam o elixir da longa vida, um produto capaz de curar várias doenças e ainda retardar o envelhecimento. Hoje, cinco séculos depois do período medieval, esse mesmo desejo continua vivo e move pessoas como Nicole Andrea Tejeda Lobos.

 

 

Nascida em Santiago, no Chile, Nicole embarcou para a Europa aos 18 anos de idade. Tempos mais tarde, voltou ao seu país de origem e se formou em nutrição. Com o diploma nas mãos, a jovem aventureira veio morar no Brasil. Inquieta, Nicole passou três anos viajando ao lado da melhor amiga pelas terras tupiniquins. Assim, ela entrou em contato com a flora amazônica, com a sabedoria ancestral de indígenas e quilombolas e com o conhecimento nordestino sobre plantas medicinais.

 

 

Foi no Nordeste, aliás, que Nicole encontrou, simultaneamente, um lar e um terreno fértil para o desenvolvimento da Terra Alquimista, marca de cosméticos criada por ela. “O nome veio da nossa maior inspiração, que é a Terra. É ela quem faz suas próprias alquimias. Nós somos apenas canalizadores”, revela.

 

 

Apesar de ser fruto do conhecimento acumulado em várias viagens por diversos estados, a Terra Alquimista hoje está fincada na Chapada Diamantina. Com sede em Conceição dos Gatos, povoado próximo ao Vale do Capão, a pequena empresa familiar é conduzida por Nicole e por seu companheiro, Marcos.

 

 

Produtos da Terra Alquimista
Sabonetes, enxaguante bucal artesanal e pó dental clareador. São vários os produtos da Terra Alquimista. Todos eles têm em comum a mesma origem: a força da natureza atrelada aos conhecimentos ancestrais. Foto: Empório Chapada Diamantina.

 

 

 

Entre as criações alquímicas da dupla estão o sabonete afrodisíaco de argila vermelha,  a tintura de canela-de-velho para curar dores nas articulações e o óleo de massagem capaz de aliviar cólicas menstruais ― tudo concebido a partir de ingredientes extraídos da natureza. “Nossas matérias-primas oleosas vem da Amazônia, de uma reserva extrativista de lá. Já as matérias-primas fitoterápicas (plantas, raízes e óleos essenciais) vêm todas daqui da Chapada. A maioria é de plantio próprio, coleta nos matos e também de comunidades e fazendas agroecológicas”, explica Nicole.

 

 

Além dos óleos e sabonetes, a empresa se dedica à produção de singulares itens de higiene bucal: o curioso enxaguante artesanal (feito com óleos essenciais de hortelã) e o pó dental clareador. Este último, aliás, é chamado por Nicole como “nosso queridinho”. O carinho especial tem um motivo: ele foi a primeira criação da Terra Alquimista.

 

 

A base para fabricar o pó dental clareador veio do conhecimento preservado pelos povos indígenas de Pernambuco, que extraem a espuma do juá para escovar os dentes e lavar os cabelos. “Nós, então, adicionamos mais alguns ingredientes com propriedades antissépticas, refrescantes e antibacterianas para garantir uma limpeza ainda melhor e facilitar a transição de quem quer deixar a pasta industrial e vir para o natural”, afirma.

 

 

Se depender do empenho do casal, muita gente vai aderir ao novo modo de vida, pois a fórmula de uma existência simples e saudável está sendo difundida cada vez mais. Hoje a Terra Alquimista tem seus produtos espalhados por cidades da Bahia e do Ceará. Além disso, estão presentes em outros países, como Chile, Alemanha e Argentina.

 

 

Os alquimistas Marcos e Nicole, como eles mesmos se definem, não transformam um simples metal em ouro nem encontraram ainda o cobiçado elixir da longa vida. Mas, com o auxílio da Chapada Diamantina, estão promovendo uma transformação muito mais nobre, valiosa e profunda: integrar o homem à natureza.

 

Clique aqui e conheça a linha completa de produtos da Terra Alquimista. 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

  • 0 COMENTÁRIO (S)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.