HOME > Chapada Diamantina e estilo de vida > Óleo medicinal de breu branco, o remédio que brota das matas da Chapada Diamantina

Óleo medicinal de breu branco, o remédio que brota das matas da Chapada Diamantina

  • 11.01.2022

  • postado por Adm Emporio

  • 0 COMENTÁRIO (S)

Chamada também de almescla, a árvore produz uma resina cujas propriedades curativas seduzem botânicos, farmacêuticos, terapeutas e até místicos.

 

 

 

Ela tem aproximadamente quinze metros de altura, tronco de 50 centímetros de espessura e muitos nomes populares: eiemi, pau-de-mosquito, ibiracica, curacal, almescla. Para os estudiosos, entretanto, ela é conhecida oficialmente por uma única designação ― Protium heptaphyllum. O breu branco (ou animé, ou almescla, ou breu preto, como preferir) é uma árvore que está presente em diversos biomas do Brasil. Representantes da espécie podem ser encontradas no Norte, no Nordeste, no Sudeste e ainda no Centro-Oeste. Em cada estado do país, ela é batizada de uma maneira diferente, mas a comprovação de suas propriedades aromáticas e medicinais é a mesma em todos os lugares.

 

 

 

Óleo medicinal de breu branco
Força da natureza: o óleo de breu branco da Chapada Diamantina é extraído das matas virgens da região e enriquecido com outros extratos totalmente vegetais. Foto: Empório Chapada Diamantina.

 

 

 

Como o óleo de breu branco da Chapada Diamantina é extraído

 

Quando a planta se sente atacada por insetos e pássaros ou absorve alguma alteração climática profunda, ela expele do caule uma substância pastosa que pode variar de cor (é por isso que ela é chamada ora de breu branco, ora de breu preto). Essa resina é coletada, e dela, por meio de destilação a vapor, é extraído o óleo essencial. Para poder ser usado diretamente na pele sem provocar lesões, o produto precisa ser diluído adequadamente em outros óleos vegetais. Por isso, para a sua segurança, o ideal é adquiri-lo já pronto em vez de tentar fabricá-lo.

 

 

 

Os poderes do óleo medicinal de breu branco da Chapada Diamantina

 

Artrite, dores musculares e reumatismo podem ser tratados massageando, com o óleo medicinal de breu branco, as áreas afetadas. “Vários estudos farmacológicos têm sido realizados com o óleo da resina da almescla, comprovando a sua eficácia terapêutica, ao demonstrar atividade antifúngica, antioxidante, antimutagênica, anti-inflamatória e analgésica”, afirma Sílvia Martins, doutora em fitoquímica e autora do Guia de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina.

 

 

 

Outros usos do óleo de breu branco

 

Na sua versão pura, isto é, sem a adição de outros extratos vegetais, o óleo essencial de breu branco é utilizado para facilitar a entrada em estados alterados de consciência. Por isso, é apreciado por místicos e religiosos, como os participantes do santo daime e da união do vegetal. Há também quem acredita que ele ajuda a equilibrar o sexto chakra e ainda elimina energias negativas do ambiente. Usados em aromatizações de ambiente, o óleo essencial e a resina, quando queimada como incenso, liberam notas herbáceas, afugentam mosquitos hematófagos e ainda exalam o frescor da floresta: “Sempre que sinto o cheiro do óleo de breu branco, eu sou transportada para o meio do mato”, diz Sílvia.

 

 

 

Por que escolher o óleo medicinal de breu branco da Chapada Diamantina?

 

O óleo medicinal de breu branco da Chapada Diamantina é produzido por quem entende do assunto: a Natursense. Consolidada no mercado de cosmética natural há anos, a marca tem como representantes a engenheira ambiental Paula Biral e a doutora em fitoquímica Sílvia Martins. Ambas, com sólida formação, ministram cursos de saboaria artesanal pelo Brasil afora e têm total esmero na produção dos cosméticos. Exatamente por isso, elas criaram uma versão do óleo medicinal de breu branco que já vem pronta para uso. Acrescido de palmiste, copaíba e óleo de amêndoas, o produto não oferece riscos e pode ser aplicado diretamente na pele.

 

 

 

Adquira agora mesmo esse remédio que brota das matas da Chapada Diamantina.

COMENTÁRIOS

  • 0 COMENTÁRIO (S)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.