HOME > As mais lidas > Conheça as fantásticas lendas de Palmeiras

Conheça as fantásticas lendas de Palmeiras

  • 25.10.2021

  • postado por Adm Emporio

  • 0 COMENTÁRIO (S)

O município reúne histórias que fundem folclore brasileiro e elementos da cultura europeia.

 

 

Se você já visitou a Chapada Diamantina, deve ter conhecido o Morro do Pai Inácio. Atração natural famosa e imponente, ela tem uma lenda singular: um homem negro de nome Inácio se atirou do topo do atrativo e se salvou com a ajuda de um guarda-chuva.

 

Recontada em várias versões pelo cinema e pela literatura, essa narrativa mítica é a mais célebre do município de Palmeiras e de toda a região. Mas não é a única.

 

Há muitas outras tramas fantásticas que teriam supostamente se desenrolado na cidade e nos seus arredores, conforme nos conta a professora aposentada Zenilda Pina no livro Encontro com a Vila Bela das Palmeiras. Confira algumas delas a seguir.

 

 

A Lenda do Espelho Mágico

 

No Nordeste é comum a realização de simpatias durante o festivo mês de junho. E foi exatamente nessa época que uma moça de Palmeiras teria recorrido a um sortilégio para descobrir como seria o rosto do futuro marido.

 

Na meia-noite do dia dedicado a São João, ela pegou um espelho que nunca havia sido usado, colocou-o debaixo do travesseiro e olhou para o objeto no escuro. De dentro dele saiu, porém, pernas enormes.

 

Além disso, uma voz cavernosa foi ouvida pela jovem: “Se há sapato para este pé, há também marido para esta mulher”. Assustada, a garota correu muito e contou a história para todos que encontrava. Por causa do acontecimento, ninguém mais fez essa adivinhação em Palmeiras.

 

Lendas de Palmeiras
O que era para ser uma divertida simpatia junina se transforma num fenômeno aterrorizante: em vez de ver a face do possível marido, a moça se depara com pernas gigantes. Foto: Empório Chapada Diamantina.

 

A Lenda da Serra Negra

 

Palmeiras tem um sítio arqueológico localizado numa área chamada de Serra Negra. A história desse local guarda uma bela lenda.

 

Conta-se que uma linda escrava se refugiou ali e começou a cortar galhos para construir uma casa. Enquanto executava a tarefa, cantarolava cantigas do seu povo até que uma voz masculina interrompeu a música dizendo: “Serra, negra!” Ao se virar para responder, a jovem se deparou com um rapaz forte, bonito e negro como ela. Ele também havia se mudado para aquele trecho da mata a fim de viver em liberdade.

 

Apaixonados, os dois se abraçaram, caminharam juntos e passaram a cantar: “Venham todos às terras da Serra Negra!”. Suas vozes ecoaram, e as pessoas que correram para ouvi-las se depararam com o formoso casal desaparecendo para sempre entre os picos da serra.

 

 

A Lenda do Poço do Major Cândido

 

Há, atualmente, no município de Palmeiras, um povoado chamado Pecuária. Nesse lugar, havia um engenho conduzido por escravos e supervisionado por capatazes cruéis. Certa vez, um escravo foi injustamente castigado por um desses homens.

 

Ao ver tamanha atrocidade, Deus fez as engenhocas desaparecerem. No local, surgiu um grande poço, o Poço do Major Cândido, que hoje virou atração turística.

 

 

Como Palmeiras foi o último município a ser desbravado pelos garimpeiros que chegaram a Chapada Diamantina, ele recebeu influências de gente de vários lugares do Brasil e do mundo. É possível ver nas lendas da cidade essas reminiscências.

 

O caso do espelho mágico, por exemplo, é bastante parecida com narrativas que circulam em países da Europa, como a Grécia, a França e a Espanha. Já a Lenda do Poço do Major Cândido lembra a Lenda do Poço do Diabo, em Lençóis. 

 

 

E aí? De qual das lendas de Palmeiras você mais gostou? Deixe seu comentário.

COMENTÁRIOS

  • 0 COMENTÁRIO (S)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.