HOME > Produtores Parceiros > 10 bons e doces motivos para consumir o mel orgânico da Chapada Diamantina

10 bons e doces motivos para consumir o mel orgânico da Chapada Diamantina

  • 25.03.2020

  • postado por admin

  • 0 COMENTÁRIO (S)

Livres do contato com materiais sintéticos, as abelhas da região produzem alimento puro e certificado.

 

 

Símbolo da felicidade, da vitalidade e da paz, o mel sempre esteve presente nas mais distantes representações celestiais. Ainda hoje, esse alimento não só faz parte da cultura do lugar mais próximo do que se pode chamar de paraíso – a Chapada Diamantina –, como tem sido um dos mais bem produzidos do Brasil. Confira a seguir os motivos que comprovam essa qualidade.

 

—> O mel produzido na Chapada Diamantina é totalmente orgânico, isto é, não contém aditivos. Até mesmo a alimentação das abelhas é cuidadosamente controlada pelos produtores. Por isso, elas só se alimentam do néctar de flores nativas. 

 

—> Ligados à Associação de Apicultura do Vale do Capão, os produtores locais têm a certificação de qualidade do Instituto Biodinâmico – o que garante a autenticidade do produto.

 

Mel orgânico da Chapada Diamantina
As flores do Vale do Capão são a grande matéria-prima do mel orgânico. Foto: acervo da Associação Flor Nativa.

 

—> Os apicultores de hoje foram agricultores no passado. Por isso, conhecem bem as plantas da região, os melhores alimentos para as abelhas e têm proximidade com a natureza e seus ciclos de renovação. Além disso, desde a década de 90, são capacitados pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) – que reconheceu o potencial da região.

 

—> As colmeias estão inseridas em matas nativas, a mais de 3 km da zona urbana – por isso as abelhas não têm nenhum contato com agrotóxicos e produtos industrializados.

 

—> Com qualidade reconhecida, o mel orgânico da Chapada Diamantina é vendido em mais de quatro estados brasileiros. Além de cidades baianas, grandes metrópoles – como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro – já se renderam a esse esmerado produto.

 

—> Todo o processo de produção do mel – da alimentação das abelhas à extração – é rigorosamente fiscalizado pelo Ministério da Agricultura.

 

—> Os apicultores são estimulados à preservação da flora local. Cientes de que o bioma único da Chapada Diamantina é o que confere originalidade e sabor ímpar ao mel, os produtores nutrem profundo respeito pelas plantas nativas – o que traz mais proteção e visibilidade para o Parque Nacional da Chapada e suas adjacências

 

—> A produção de mel orgânico tem caráter integrador, associativo e gera renda para os moradores locais. Amparados por políticas de agricultura familiar, os apicultores retiram sustento da própria natureza.

 

—> Tamanho é o seu reconhecimento e qualidade que aproximadamente 15 toneladas de mel orgânico são produzidas anualmente na Chapada Diamantina.

 

—> As caixas utilizadas para a criação das abelhas – que já são fabricadas em madeira e não são pintadas com tintas industrializadas – ainda recebem um revestimento de produtos genuinamente extraídos do próprio apiário: cera e própolis.

 

Experimente todas essas vantagens agora mesmo. 

 

COMENTÁRIOS

  • 0 COMENTÁRIO (S)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.